terça-feira, 22 de agosto de 2017

Homenagem do ArPDF aos 59 anos de Taguatinga

O Arquivo Público do Distrito Federal apresenta exposição com 44 imagens emblemáticas que homenageiam os 59 anos de Taguatinga. Uma das primeiras cidades surgidas no Distrito Federal, Taguatinga tem muita história para contar. É o que mostram essas fotos que fazem parte do precioso acervo do Arquivo Público do Distrito Federal. A curadoria do projeto virtual que pode ser conferido no site do órgão foi realizada pela Gerente de Tratamento e Preservação de Acervo Audiovisual da instituição, Ester Kimura Duarte.

Fundada oficialmente em 5 de junho de 1958 em terras do município de Luziânia (GO), na Fazenda Taguatinga, lugar que emprestou o nome a cidade, a Região Administrativa localizada a Oeste do Plano Piloto, é considerada importante polo empresarial do Distrito Federal. O nome do lugar é derivado de uma expressão tupi-guarani – Ta’Wa’Tiga - e quer dizer “barro branco”, uma característica geológica marcante na região.

O material preparado pelo Arquivo Público para a exposição virtual pertence aos fundos, Novacap e Secretaria de Comunicação Social, e perfaz 52 anos de histórias do lugar, apresentando registros que vão de 1960, dois anos após a inauguração da cidade, até 2012. São imagens de lugares icônicos da nossa querida, Satélite, como a Praça do Relógio, vista aérea da Avenida Comercial Norte, a imponente Avenida Hélio Prates, que liga Taguatinga à Ceilândia, e detalhes da construção do Hospital de Taguatinga, atual Hospital Regional de Taguatinga.


Para se ter uma ideia da raridade que o pesquisador poderá encontrar no acervo do Arquivo Público, estão imagens de espaços que não existem mais, como fotos da primeira Agência dos Correios e Telégrafos da cidade e o Terminal Rodoviário de Integração de Taguatinga.



Tatiane Bezerra Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário