sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Instituto Moreira Salles

O Instituto Moreira Salles é uma instituição singular na paisagem cultural brasileira. Tem importantes patrimônios em quatro áreas: Fotografia, em mais larga escala, Música, Literatura e Iconografia. Na conservação, organização e difusão de seus acervos, o IMS tem imensas tarefas. A Fotografia cuida de 800 mil imagens, dos mais importantes testemunhos do século XIX – e aqui despontam as esplêndidas imagens de Marc Ferrez – a relevantes coleções que abarcam quase todo o século XX. Nessas últimas, convém registrar nomes como os de Marcel Gautherot, José Medeiros, Maureen Bisilliat, Thomaz Farkas, Hans Gunter Flieg e Otto Stupakoff, entre outros. E é prioridade do Instituto incorporar a seus acervos imagens do século XXI. Este formidável conjunto – 40 coleções, sendo 19 de obras completas dos fotógrafos – credencia o IMS como a mais importante instituição de fotografia do país.
O objetivo fundamental do IMS é difundir seus acervos da maneira mais ampla. Isso requer um ingente trabalho prévio de higienização e digitalização de imagens e sons, e sua melhor catalogação, para servir a exposições e a publicações e atender pesquisadores e outros consulentes. Marcel Gautherot realizou de 1958 até meados da década de 1960 a cobertura fotográfica da construção de Brasília. E esse acervo fica no Instituto Moreira Salles. Seu acervo sobre a nova capital do país contém cerca de sete mil negativos, incluindo imagens do Congresso Nacional, dos palácios da Alvorada, do Itamaraty, do Planalto e da Justiça, do Teatro Nacional, da Esplanada dos Ministérios e da Universidade Nacional de Brasília, entre outras.

Congresso Nacional. c 1958. Esplanada dos Ministérios, Brasilia, DF.


Ministérios em construção, c 1958, Brasilia, DF.


Congresso Nacional, c 1959. Esplanada dos Ministérios, Brasilia, DF.

Fonte: http://www.ims.com.br/ims/explore/acervo/noticias/a-construcao-de-brasilia http://www.ims.com.br/ims/instituto/historia http://fotografia.ims.com.br/sites/#1503442169576_4



Bárbara Alves de Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário