quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Tarefa em Grupo 3

 Analisando os diferentes conceitos, concluímos que, espécie documental é a configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas, já o tipo documental, é a configuração que assume uma espécie documental de acordo com a atividade que a gerou. Compreendemos série e tipo por um conjunto de documentos do mesmo tipo documental produzidos por um mesmo órgão.  

 O termo arquivo, é usado para se referir ao conjunto ordenado de documentos que uma instituição ou uma pessoa elabora no âmbito das suas funções e atividades, por si, a forma de organizar documentos pode ser caracterizar coleção por fundo de arquivo. 

 A classificação é uma análise detalhada e identificação do conteúdo de documentos, seleção da categoria de assunto sob a qual sejam recuperados, podendo-se lhes atribuir códigos. Já o plano de classificação é um instrumento resultante da atividade de classificação que recupera um contexto de produção dos documentos, agrupando-os de acordo com o órgão produtor, funções, atividades.  

  O termo Autenticidade leva a pensar que se refere-se à veracidade do conteúdo de um documento de arquivo como prova perante a lei. Contudo, ao analisar melhor esse conceito, entende-se que se trata, antes de tudo, de uma questão arquivística, pois nela está implícita a manutenção da integridade do fundo de arquivo. Veracidade é a comprovação daquilo que é verdadeiro. Um documento autêntico é aquele que se mantém da mesma forma como foi produzido e, portanto, apresenta o mesmo grau de confiabilidade que tinha no momento de sua produção. Deve-se garantir através de programas de gestão sua identidade e integridade do documento. Por norma, a autenticidade de documentos é usada para garantir que estes são legítimos. A maioria das autenticações em documentos e demais papéis (contratos, por exemplo) são feitos em cartórios ou consulados.


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